Segurança
Com atraso, Google lança ferramenta que ajuda a encontrar seu Android perdido
Android Device Manager permite que usuário apague seus dados, caso o dispositivo seja roubado. Confira o guia para habilitar o recurso
O Google lançou – finalmente – uma ferramenta capaz de auxiliar na localização de tablets e smartphones Android perdidos, a Android Device Manager (ADM). O serviço, provavelmente inspirado no Encontre meu iPhone, criado pela Apple em 2010, utiliza a antena GPS dos dispositivos para informar sua posição geográfica. Caso o aparelho esteja no mesmo ambiente que o proprietário, é possível forçá-lo a emitir um sinal sonoro para facilitar a sua localização.
Em caso de roubo, ou furto, o ADM oferece uma opção para eliminar todos os dados pessoais do usuário, o que inclui senhas, lista de contatos, fotos, áudio e aplicativos. Para que isso funcione, é necessário que o dispositivo esteja ligado e conectado à redes Wi-Fi, 3G ou 4G. Mas se esse não for o caso, a ferramenta vai gravar o comando do usuário e executá-los na próxima vez que uma conexão for detectada.
“Se você perder seu Android no vão das almofadas do sofá ou mesmo no restaurante, a melhor opção é utilizar o Android Device Manager para encontrá-lo”, afirmou Benjamin Poiesz, gerente de produtos do Google para a plataforma, em seu blog oficial. “Se não for possível recuperá-lo, a solução é apagar rapidamente tudo o que estiver gravado no dispositivo.”
De acordo com o executivo, o serviço já está disponível para todos os dispositivos que utilizam a plataforma Android a partir da versão 2.2. A seguir, você confere um guia sobre como ativar o ADM em seu tablet ou smartphone.
Como habilitar o Android Device Manager
1°
Para utilizar o Android Device Manager, você deve estar conectado à sua conta do Google. Para isso, basta acessar o endereço www.google.com/android/devicemanager e fazer o login com seu e-mail e senha do Gmail.
2°
Para prosseguir, é necessário permitir a utilização dos dados de geolocalização do aparelho. Embora algumas pessoas possam achar o pedido invasivo, essa é a única forma de fazer com que o serviço funcione. Clique no botão para aceitar.
3°
Um mapa será apresentado na tela com a localização aproximada do seu aparelho. Na lateral direita da tela, você verá os doados do aparelho ao lado de dois botões. O primeiro, à esquerda, faz com que o dispositivo emita um aviso sonoro, mesmo se ele estiver no modo de vibração. O segundo apaga todos os dados armazenados na memória.
4°
Para apagar os dados contidos no dispositivo, é preciso habilitar o reset de fábrica no aparelho. Para isso, abra o aplicativo Configurações Google, toque na opção Android Decice Manager (ou Gerenciador de dispositivos Android) e, por fim, toque em Ativar. Agora você pode limpar as suas informações, caso seja impossível encontrar o aparelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário